quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

BiDi Screen: uma tela 3D que captura a imagem e os gestos


Conheça a BiDi, uma tela capaz de capturar a sua imagem e os gestos feitos na frente dela


É fato que o controle remoto surgiu como um instrumento para quem não tinha paciência de levantar-se do sofá apenas para trocar de canal ou mudar o volume. Além disso, já estamos até acostumados com o conforto de controlar tudo à distância.

Entretanto, as novidades dos últimos anos parecem mostrar que o fim do controle remoto está mais próximo do que parece. Tecnologias como a da Gesture Tek, que utiliza uma câmera para detectar os movimentos, permitem que você use apenas a sua mão.

A Hitachi também mostrou protótipos e um produto com previsão de lançamento para 2010 ou 2011, em que, dependendo do gesto feito com a mão, a televisão realiza uma determinada ação. Por exemplo: se você empurra a mão em direção à tela, ela liga ou desliga, e se você chacoalhar, a lista de canais é aberta.

Até o Project Natal, do Xbox 360, oferece uma saída incrível para descartar o uso de controles de todos os tipos, sejam de televisões ou do próprio console. O fato é que, com uma câmera e uma série de sensores, o novo acessório é capaz de detectar até mesmo quem está realizando os movimentos.

Conheça o BiDi

Semelhante a todas as tecnologias citadas acima, o MIT Media Lab (importante laboratório de Cambridge, nos EUA, que estuda a convergência das mídias com a computação) desenvolveu o BiDi — sigla para “BiDirectional Screen” (ou tela bidirecional, em uma tradução livre). O nome foi escolhido porque a tela de LCD do protótipo usa duas direções: de captura e de exibição. A tela foi feita com base em uma série de características de projetos que capturam gestos, mas sem a necessidade de uma câmera, projetores ou lentes.

O BiDi usa uma nova técnica de mascaramento óptico desenvolvido no MIT Media Lab, capaz de capturar quantidades de um campo de luz e permitir uma enorme variedade de interações 3D com gestos.

A tela usa uma camada com sensores, localizados em cada um dos pixels. Isso tudo é separado a uma pequena distância do display normal LCD. Assim, uma espécie de imagem mascarada é exibida na tela. Quando a camada com sensores vê o que está acontecendo por trás da máscara, a informação contendo a distância entre os objetos na frente da tela é capturada e decodificada.



E a captura é tão boa quanto uma câmera, podendo “escanear” o que está na frente de uma tela. Ou seja, a imagem pode ser transportada para a tela, por exemplo. A captura feita tem aproximadamente 10 FPS (quadros por segundo), e a exibição é feita a 30 FPS. Também há um limite para a distância suportada à frente da TV: 50 centímetros.

A taxa de atualização máxima também é limitada, com apenas 30 hertz. O processamento no protótipo do MIT não é o mais rápido de todos, o que causa intervalos entre os gestos e as capturas e o que é exibido na tela. Ou seja, o tempo de resposta ainda deve ser melhorado.

BiDi Screen, 3D gesture interaction in thin screen device from Matt Hirsch on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário